Quem Somos

A Rede Metrológica RS, pioneira entre as demais Redes Estaduais existentes no País, foi criada por iniciativa do sistema FIERGS e a Comunidade Científica e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 1992, vem articulando parcerias indispensáveis para viabilizar a execução de suas metas.

Somos uma Associação Técnica, de cunho técnico-científico, sem fins lucrativos e atuamos como articuladora na prestação de serviços qualificados de metrologia para o aprimoramento tecnológico das empresas. Nossa missão é: “Qualificar e fomentar uma rede de laboratórios metrológicos, disponibilizar serviços em conformidade com critérios internacionais e difundir a cultura metrológica, promovendo parcerias, garantindo nossa autossuficiência e contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do País”.

Desde o início, o foco da nossa associação foi voltado para as indústrias, empresas prestadoras de serviços, micro e pequenas empresas, entidades públicas e privadas com necessidades na área da metrologia e qualidade. Nossa visão é “Ser reconhecida pela sociedade como fornecedora, com nível de excelência, de soluções em metrologia para a qualidade com sustentabilidade”.

Com 27 anos de trabalho, extremamente sério e responsável, conquistamos a confiança dos setores público e empresariais. Nos consolidamos como referência para a qualidade, o que pode ser atestado pelo grande número de clientes e parceiros e a participação de instituições de 9 países: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina, Portugal, Uruguai, México e Paraguai.

O papel da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, desde 1992, dando apoio técnico aos empresários e também aos órgãos públicos, tem justificado plenamente a visão original dos seus fundadores. A Rede Metrológica RS deu o primeiro passo para sua formação em Março de 1990. A partir de então, a FIERGS proveu meios para a continuidade dos trabalhos. Após um período de amadurecimento e de cuidadosa elaboração do projeto de concepção da Associação Rede de Metrologia e Ensaios do RS, em novembro de 1992 realizou-se o lançamento oficial da nossa Associação. Nossas ações foram sempre pautadas pelo “rigorismo metrológico” quanto ao atendimento das normas.

Ao se associar à Rede Metrológica RS um laboratório se compromete a abrir suas portas para avaliações do seu sistema da qualidade com o objetivo de obter o status de laboratório reconhecido e futuramente buscar sua acreditação junto a CGCRE do Inmetro.

Os laboratórios que já detêm acreditação pela CGCRE ou por entidade reconhecida pela Rede Metrológica RS, ao se associarem, são automaticamente reconhecidos no mesmo escopo da acreditação. Neste caso sem a necessidade de avaliação pela Rede.

               Através da colaboração de prestadores de serviços, de um selecionado grupo de cientistas, doutores, mestres, metrologistas, instrutores, professores, administradores e avaliadores de laboratórios, a Rede Metrológica RS passou a representar um filtro de excelência para os serviços oferecidos nas áreas de avaliações de laboratórios, treinamentos em metrologia, programas de ensaios de proficiência e produção dos materiais de referência.

A Rede Metrológica RS, com o intuito de garantir a confiabilidade de seus serviços ofertados ao mercado, a partir de 1997, iniciou seu programa de garantia da qualidade, certificando seus processos tendo, atualmente, o seguinte escopo de certificação pela ISO 9001:2015

  • Avaliação e reconhecimento de competência de laboratórios de calibração e de ensaios;
  • Qualificação de avaliadores de laboratório;
  • Provisão de programas de comparações interlaboratoriais e de ensaios de proficiência;
  • Preparação de materiais de referência certificados;
  • Execução de cursos.

A Rede Metrológica RS tem 359 (trezentos e cinquenta e nove) laboratórios associados, dos quais 254 (duzentos e cinquenta e quatro) laboratórios já atendem plenamente à Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025,

                O número de avaliações de laboratórios realizados pelo quadro de avaliadores da Rede, nos últimos 27 (vinte e sete) anos, supera 4.000 (quatro mil) ações nas mais diversas áreas da metrologia e em vários Estados da Federação;

Outra fundamental ação para a qualificação e garantia da qualidade dos laboratórios são os ensaios de proficiência e os programas de comparações Interlaboratoriais. A Rede RS é atualmente reconhecida pela seriedade de seus programas e pela sua abrangência. Os programas de ensaios de proficiência da Rede Metrológica RS, cadastrados no EPTIS, são atualmente 50 (cinquenta). Recebemos 7.432 (sete mil quatrocentos e trinta e dois) matriculas de laboratórios participantes, de 26 estados brasileiros e de 09 países, desde nosso início.

Por fim, ao recebermos cada associado, abrimos nossas portas para apoiá-los em todas as fases de seus processos de qualidade!

 

MARQUE UMA VISITA, ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ!