Curso de Calibração de Instrumentos Área de Torquímetros

“A Rede Metrológica RS se reserva o direito de alterar datas, horários ou mesmo cancelar a programação que não tenha atingido o número mínimo de participantes”

Data: 02/10/2018 a 03/10/2018
Local: MACRO OFFICE CENTRO DE NEGÓCIOS E EVENTOS LTDA - RUA PIAUÍ,183, PORTO ALEGRE,RS
Horário: das 08h30min as 17h30min
Investimento
Não associados: R$ 915,00 Associados: R$ 780,00
Carga Horária: 16
Objetivo: Conhecer os principais conceitos relativos a torque; Identificar os diversos tipos de torquímetros bem como as suas características; Familiarizar-se com a regulamentação vigente; Conhecer os principais procedimentos de calibração de torquímetros; Conhecer os principais tópicos relacionados à incerteza de medição na calibração de torque.
Público-Alvo: Técnicos de laboratórios de calibração, profissionais e estudantes ligados à área de torque.
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos na área.
Referência Utilizada: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.Guia para a Expressão da Incerteza de Medição. ISO GUM 95. Terceira Edição Brasileira Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement. Rio de Janeiro :ABNT , INMETRO. Edição Revisada. Agosto de 2003.120p. JCGM 100:2008 GUM 1995 with minor corrections Evaluation of measurement data ? Guide to the expression of uncertainty in measurement-First edition September 2008 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 31p.(ABNT ISO/IEC 17025:2005) INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (INMETRO). Quadro Geral de Unidades de Medida. Resolução do CONMETRO nº 12/1988.Segunda Edição 2000. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (INMETRO).VOCABULÁRIO INTERNACIONAL DE METROLOGIA - Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados 1.ed. Rio de Janeiro, 2008.78p. Versão Brasileira do Documento de Referência EA-4/02 - Expressão da Incerteza de Medição na Calibração, INMETRO e ABNT e SBM, Rio de Janeiro, 1999. Versão Brasileira do Documento de Referência EA-4/02-S1, Suplemento 1 ao EA-4/02 - Expressão da Incerteza de Medição na Calibração - Exemplos, INMETRO e SBM, Rio de Janeiro, 1999. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Manômetros com sensor de elemento elástico ? Recomendações de fabricação e uso. ABNT, 1998. 19p (ABNT NBR 14105:2008) ABNT NBR ISO 6789:2003 Norma NBR 12240:2000 -Materiais metálicos ? Calibração e classificação de instrumentos de medição de torque.
Conteúdo Programático: Aspectos físicos da grandeza torque; Sistema internacional de unidades; VIM vocabulário internacional de metrologia; Medidores de torque; Calibração de medidores de torque: objetivo, campo de aplicação, responsabilidade, documentos de referência, siglas; Condições ambientais; Determinação do n° de pontos; As principais influências na medição de torque; As principais fontes de incerteza nas calibrações de acordo a recomendações do INMETRO; Procedimento de Calibração: Funcionalidade, Principais características e itens que o compõe; Formulários e registros de medição; Cálculo de Incerteza ? (aspectos gerais); Certificado de Calibração.
IMPORTANTE: O pagamento deverá ser efetuado somente após a confirmação do curso/evento através de e-mail pela Rede Metrológica RS.


FORMA DE PAGAMENTO |DEPÓSITO BANCÁRIO:

Dados bancários para inscrição: Banco do Brasil | agência: 0010-8 | conta: 5023-7 (cód. Identificador: nº CNPJ da empresa depositante e/ou CPF para pessoa física) | Razão Social: Associação Rede de Metrologia e Ensaios do Rio Grande do Sul | CNPJ: 97.130.207/0001-12 | Isentos de I.E. | Endereço: Av. Assis Brasil, 8787, Bairro Sarandi, CEP: 91.140-001 Porto Alegre ? RS.

INSCRIÇÃO:

10% de desconto no valor final da inscrição (para empresas/laboratórios que realizarem mais de uma inscrição para o mesmo curso)

Pedimos a atenção no preenchimento dos dados na ficha de inscrição, os mesmos serão utilizados para emissão da Nota Fiscal (CNPJ, endereço, IE, Razão Social).

A solicitação de cancelamento da inscrição deverá ser enviada no prazo de até 72h de antecedência para o e-mail: eventos@redemetrologica.com.br .

Em caso de cancelamento posterior a data limite, ou do não comparecimento do participante, a Rede Metrológica RS efetuará a cobrança da taxa de inscrição.


CONFIRMAÇÃO OU CANCELAMENTO:

Os cursos serão CONFIRMADOS E OU CANCELADOS para todos os inscritos, através de e-mail ou (folder eletrônico) até 72 horas antes da sua realização.


A RMRS emitirá o recebimento do cancelamento de inscrição, sempre que houver, dentro do prazo solicitado, com devolução integral dos valores que eventualmente tiverem sido pagos.

Cancelamentos e transferências que ocorram por parte da Rede Metrológica RS, que impossibilitem a participação do candidato, a devolução dos valores pagos será feita integralmente, ou poderão eventualmente constar como créditos para eventos futuros.



ENVIO DE CERTIFICADOS ( ELETRÔNICO)

O certificado eletrônico do curso/evento somente será entregue ao participante, após a confirmação de pagamento da inscrição.

ALMOÇO

Não incluso no investimento.